quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Espírito, Alma e Corpo


1Ts 5:23 “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Durante algumas semanas uma pergunta vem enchendo meu coração: Qual a diferença entre Espírito, Alma e Corpo?
Essa pergunta gerou outra pergunta: Mas qual é a importância de eu ter que pesquisar mais “a fundo” sobre Espírito, Alma e Corpo?
Durante a minha vida pude perceber que a questão de relacionamento com Deus vem se massificando. Pude perceber mais ainda que se relacionar com Deus de forma constante não é tão simples como imaginamos.
Tudo isso me levou a uma conclusão, a de que o problema de nossa inconstância com Deus está ligado a nós mesmos. Assim como diz Napoleão Bonaparte: “A maior batalha que eu travo, é contra mim mesmo.”
E é verdade o que Napoleão afirma, geralmente o que nos atrapalha somos nós mesmos.
Decidi com isso pesquisar de forma mais profunda sobre nossa estrutura humana (Nosso espírito, alma e corpo) pra ter um entendimento mais amplo de como poder se relacionar com Deus de forma eficiente.
Ao longo do estudo, citarei e tentarei explicar nossa triúna estrutura.

Espírito

A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro"

Em gênesis 2:7 podemos ver o momento em que Deus criou o homem. Deus soprou em nossas narinas e nos deu o fôlego de vida. Podemos dizer com isso que espírito é o mesmo que vida.
Quando Adão e Eva pecaram contra Deus, os mesmos tiveram a morte, não a morte física, mas a morte do espírito perdendo assim a capacidade de ter contato com Deus. Esse acontecimento gerou consequências para toda a humanidade.
Jesus morreu por nós justamente para nos dar a oportunidade de renascermos no espírito.
Aqueles que renascem no espírito são chamados filhos de Deus. Mas porque somente estes são chamados de filhos de Deus?
Deus é espírito - Jo 4.24 “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. - para que possamos nos relacionar com Ele, precisamos estar em espírito e verdade. Precisamos andar em espírito para não nos corrompermos, pois o relacionamento com o Espírito Santo de Deus que nos trará a sabedoria e entendimento para as coisas espirituais. Os homens “naturais” não são filhos de Deus, pois estes possuem seu espírito morto. A capacidade relacionarmos com o Espírito de Deus nos transforma filho dEle.
O Espírito de Deus só se relacionará com seu espírito, por isso encontramos grandes dificuldades em nos relacionarmos com Ele, pois tentamos nos relacionar com o MESMO de forma almática e não espiritual.
Mas o que seria alma? Alma e espírito não são a mesma coisa?


Alma

Alma é um termo que deriva do latim anǐma, este refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover.
A alma é a parte da nossa estrutra responsável pelos movimentos.Nosso corpo sem a alma não é nada.
Imagine uma roupa de um astronauta sem o astronauta lá dentro.O astronauta é a alma e a roupa o corpo. Nós sem nossas almas não temos os movimentos, não temos a nossa personalidade por exemplo. Dizem que quando uma pessoa morre a alma sai do corpo dela.

E respondendo a pergunta anterior: Alma e Espírito são a mesma coisa?, leia no livro de Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Essa palavra prova que espírito e alma são não a mesma coisa, pois ambos podem ser separados.

Na alma estão concentradas 3 coisas : vontade, emoção e mente.

Vontade: A vontade (como eu ja havia dito em um estudo anterior) é o que nos move em 99% dos casos para algo. Quando tenho vontade de namorar uma pessoa, por exemplo, me moverei, ou seja, farei algo para conseguir namorar com a tal pessoa. A vontade é o que nos leva a tomar decisões.
1Cr 22:19 “Disponde, pois, agora o coração e a alma para buscardes ao SENHOR, vosso Deus". Nesse texto mostra a vontade de buscar, que é uma função da alma.

Emoção: A emoção são os sentimentos: Amor, ódio, alegria, tristeza, pesar, saudade, desejo, paixão etc. Nela se concentram as expressões. Essa função da alma é de extrema importância, pois é ela que dará “graça” à vida.
Ct 1:7 “Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros?”. Esse texto mostra o sentimento de amor, que é também uma função da alma.

Mente: Nela concentram-se os pensamentos, o intelectual (a capacidade de aprender) e as lembranças. A mente é a função mais importante da alma, pois se ela está contaminada nunca conseguiremos ver a verdade de Deus, e por consequência não faremos a vontade dEle.
No texto de Rm 12:2 confirma minha afirmação: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".


A alma não é algo ruim, torna-se ruim quando confiamos plenamente em nossa capacidade de pensar, sentir, em nossas vontades, com outras palavras, torna-se ruim quando confiamos em nós mesmo, pois essa auto confiança (em exagero) nos afasta de Deus, pelo fato de querermos com isso nos tornar independente dEle. Todos que andam conforme a alma, não conseguem ter um relacionamento com Deus, pois aquele que faz a vontade da alma, anda em carne e o Pai não se relaciona com a carne, e sim com o espírito através do seu Espírito Santo .

Corpo

2 Co 5:1-4 “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida”.

O corpo é a nossa morada terrestre. É através dele que temos o contato com o físico, ou seja, com outros indivíduos viventes aqui na Terra: com outras pessoas, com a natureza, os animais etc. Com outras palavras o corpo tem como função nos oferecer o relacionamento com todos daqui da terra.
No GRANDE DIA, a volta de Jesus Cristo, ele buscará a igreja (o corpo) para que possamos receber um novo corpo que será eterno e também para que possamos receber a renovação da alma, a vida eterna com o Todo Poderoso.


Saber a função de cada parte de nossa essência é muito importante para que possamos aprender de forma intensa o que nos impede de ter um relacionamento constante com Deus e compreendermos também o porquê de encontrarmos grandes dificuldades para se estabelecer o Reino de Deus. Calar nossos anseios vindos do coração (da alma) é o melhor remédio pra conseguirmos ouvir a voz de Deus!

Deus abençoe.

 
© 2010 Template feito por Jean | Tatiane